Nossa equipe está a disposição para ajudá-lo(a) em qualquer dúvida, acesse abaixo as perguntas e respostas referentes às dúvidas mais frequentes enviadas por nossos clientes.
Essa é uma dúvida muito comum entre os usuários e onde ocorrem a maioria dos erros, apresentando resultados incorretos nos medidores. Isso porque, nenhum dispositivo além do que irá realizar o teste de velocidade deverá estar conectado a rede, seja ela wireless (sem fio) ou através de cabo.
Para garantir que nenhuma destas questões interfira nos testes, o ideal é que o equipamento que recebe a Internet esteja conectado diretamente a um computador ou notebook, via cabo e sem passar por qualquer outro dispositivo (seja ele um switch ou roteador), pois somente assim há garantia de que não há nada e ninguém além de você utilizando a Internet durante os testes. Certifique-se também que o computador ou notebook que será utilizado para medir a velocidade de Internet esteja com o sistema operacional devidamente atualizado, evitando assim que ao conectá-lo a Internet tal procedimento de atualização seja iniciado automaticamente, consumindo assim a Internet e comprometendo o teste.
Em nosso site, na aba "Serviços", você encontra o item "Teste de Velocidade" que levará a um medidor para aferição da velocidade de Download e de Upload. Os resultados devem ser confrontados com a velocidade contratada, levando sempre em consideração que há uma porcentagem de garantia da banda a ser respeitada.
Se houver uma diferença muito grande entre a velocidade contratada e o aferido pelo medidor, seguindo todas as instruções acima, ou se tiver dúvidas sobre como realizar os testes, deve-se entrar em contato com a equipe de suporte da Primanet, que está pronta e preparada para lhe atender.
Os roteadores, assim como qualquer outro dispositivo eletroeletrônico, possuem componentes em seus circuitos que são sensíveis a instabilidades elétricas (quedas constantes de energia, descargas elétricas, mal contato na tomada, etc). Estes problemas, quando recorrentes, causam danos ao equipamento como um todo podendo afetar tanto a parte de física (fazendo com que o equipamento deixe de funcionar parcialmente ou totalmente, em casos mais críticos) ou na parte de programação (sendo este mais comum, fazendo com que o roteador volte as configurações originais de fábrica).
Para tentar identificar o problema, alguns procedimentos preliminares podem ser realizados, como por exemplo:
1º Certificar-se que o roteador está devidamente conectado a energia elétrica e que a tomada não está com mal contato. Caso nenhuma luz no roteador se acenda, é possível que o roteador esteja danificado, e por isso, deverá ser substituído.
2º Verificar se as luzes do roteador estão acendendo normalmente, como acendiam antes do problema acontecer. Caso alguma delas não esteja acendendo, verificar qual delas está apagada, já que uma delas pode justamente ser a que indica se o roteador está com a rede WiFi ativa (no caso de roteadores que possuem botão na parte traseira do equipamento, que ativa ou desativa a rede WiFi). Se este for o caso, pressionar tal botão e verificar se o problema deixa de ocorrer.
ATENÇÃO: O botão RESET NÃO DEVE SER PRESSIONADO! Caso isso aconteça, o roteador perderá todas as configurações e precisará ser trazido até o provedor para que todas as configurações sejam refeitas.
3º Se na lista de redes WiFi disponíveis uma nova rede tiver aparecido, tendo como nome a marca de seu roteador (TP-Link, Multilaser, Intelbras, etc), é provável que o roteador tenha voltado as configurações originais de fábrica. Assim como informado acima, neste caso, o roteador deve ser levado até o provedor para que as configurações sejam refeitas e a conexão volte a funcionar.
Infelizmente, neste caso, a luz vermelha indica sim um problema ocasionado pela ausência de sinal óptico tendo como causa um rompimento no cabo óptico que leva este sinal até o equipamento instalado no cliente ou pelo fato do conector ter apresentado algum tipo de falha (manipulação indevida do equipamento ou mesmo algum defeito na fabricação).
Nesta hora, o melhor a se fazer é entrar em contato com nossa equipe para primeiramente verificar se o problema está ocorrendo de forma generalizada, ou seja, com mais clientes da região na mesma situação de falta de acesso a Internet ou se é algo específico em sua instalação. Sendo constatado o problema, uma de nossas equipes realizará a devida manutenção o mais breve possível (seguindo os prazos estabelecidos para prestação do serviço) restabelecendo assim o sinal óptico esperado pelo equipamento.
Como o fornecimento de acesso a Internet é realizado através de equipamentos eletrônicos, a primeira verificação a ser feita é se os equipamentos estão devidamente ligados a energia elétrica e sendo alimentados pela mesma, tendo como indicativo de alimentação o acendimento de leds nos equipamentos.
Outra situação que deve ser verificada é se os equipamentos estão ligados a muito tempo ininterruptamente (muitos dias, sem ter sido desligados), já que isso pode causar travamento do equipamento em algumas situações. Caso se encaixe nessa situação, tire todos os equipamentos de Internet da tomada, aguarde alguns instantes e ligue novamente. Assim que forem ligados, aguarde por aproximadamente 5 minutos e realize um novo teste.
Também é possível que algum cabo tenha se soltado em algum dos equipamentos ao ser manipulado ou até mesmo por acidente, em uma limpeza do ambiente, por exemplo. Confirme então se há algum cabo solto, que não estava dessa forma antes e havendo dúvidas sobre onde reconectar, entre em contato com nossa equipe de suporte para que possamos lhe ajudar a solucionar o caso.
Para clientes que utilizam tecnologia via fibra óptica, verifique se há alguma luz vermelha acesa no equipamento ou piscando. Se isso ocorrer, deve-se entrar em contato com a Primanet para que possamos verificar o que está ocorrendo.
Havendo dificuldades em alguma das verificações exemplificadas acima, fique à vontade para entrar em contato com nossa equipe que está a disposição para análise e solução da situação.